Simers completa 90 anos com programação especial, lançamento de Rádio Web e diversas homenagens 
Medicina

Simers completa 90 anos com programação especial, lançamento de Rádio Web e diversas homenagens 

Compartilhe

16/06/2021 15:57

O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) comemora 90 anos, em 2021, mantendo inalteradas suas bandeiras: defesa da atuação dos médicos e o desenvolvimento de ações em prol da categoria, sendo muito presente em todas as frentes alusivas ao exercício da profissão. O 20 de maio, data do início das atividades da entidade, foi o início de uma série de atividades. Houve uma programação especial com recepção às autoridades - lideranças políticas e institucionais -, na sede da entidade em diversos dias, evitando aglomeração em função da pandemia. Ainda, o lançamento de selo: Simers 90 anos e a campanha "A sua história é o reflexo da nossa história", voltada aos médicos, bem como a distribuição de EPIs aos colegas que não dispunham de equipamentos. Entre os pontos altos das comemorações, a inauguração da Rádio Simers e a confraternização com as entidades médicas.

“O Simers trata-se de uma representação feita de médicos, por médicos e para médicos”, define o presidente da entidade, Marcelo Matias. À frente do sindicato desde 2019, a sua gestão enfrenta uma pandemia, a Covid-19, que ensejou um grande desafio para a categoria. O vice-presidente, Marcos Rovinski, lembra que 20 colegas faleceram no Estado, em decorrência da contaminação enquanto trabalhavam na linha de frente, e que um mural com os nomes de todos foi inaugurado na entrada do prédio principal da entidade.

Pela entidade passaram o senador Lasier Martins; os deputados federais Pedro Westphalen e Marcel van Hattem; os deputados estaduais Fábio Ostermann, Patrícia Alba, Tiago Simon e Giuseppe Riesgo; o prefeito Sebastião Melo; o presidente da Câmara Municipal, Márcio Bins Ely; os vereadores Felipe Camozzato e Mari Pimentel; o secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta; o presidente da Amrigs (Associação Médica do Rio Grande do Sul), Gerson Junqueira Júnior; o presidente do Cremers (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul), Carlos Isaia Filho; a Conselheira Efetiva e 2ª secretária da diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), Tatiana Bragança de Azevedo Della Giustina, e o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame Dal'Molin.

A entidade atua em cinco regiões do Estado, com 33 delegacias e cerca de 170 colaboradores e dispõe de serviços jurídicos e previdenciários aos associados. São quatro prédios em em Porto Alegre, sedes pelo interior, tudo para simplificar a vida dos médicos.

O Simers recebeu e segue recebendo homenagens nos legislativos municipais, estadual e no Congresso Nacional. Em Porto Alegre, o aniversário de 90 anos do Sindicato foi exaltado em sessão ordinária na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposição foi feita pelo presidente do Legislativo, Márcio Bins Ely, sendo aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora. Na sessão, o Simers foi representado pelo presidente, vice-presidente e pelo diretor da Região Metropolitana, respectivamente Marcelo Matias, Marcos Rovinski, e Jefferson Boeira.

Na região Metropolitana, além do município de Canoas, o legislativo municipal de Viamão também homenageou a entidade, que foi representada pelo diretor Jefferson Boeira. Ele recebeu ainda o vereador de Torres, Igor Beretta, que destacou a atuação do sindicato nestas nove décadas.  Em Cruz Alta, o diretor William Adami acompanhou na Câmara Municipal o discurso da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, que parabenizou o Sindicato pela passagem da data. 

Na Região Sul, a diretora Daniela Alba também recebeu agradecimentos pela atuação da entidade e pelo aniversário da instituição. Em Santa Vitória do Palmar, o vereador Eder de Oliveira propôs moção de reconhecimento pela data, sendo uma das pautas que tramitou em sessão ordinária do legislativo municipal. 

Na Fronteira Oeste e na região Norte do Estado, os respectivos diretores Danilo Soares e Sabine Braga Chedid, têm recebido agradecimentos pelo incansável trabalho da entidade e também vêm sendo parabenizados pela data comemorativa. 

O senador Lasier Martins fez pedido de Aplauso no Senado e o deputado estadual Dr. Thiago Duarte também encaminhou honraria à entidade, na Assembleia Legislativa do Estado. Na véspera do aniversário, houve transmissão, ao vivo, do Programa Repórter Bandeirantes, da Rede Band, na sede da entidade, contando com a presença da diretoria e autoridades. 

Marcelo Matias agradeceu ao prefeito Sebastião Melo e ao secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, pela mobilização para a vacinação dos médicos. Ele também saudou o presidente da Câmara Municipal, Márcio Bins Ely, parlamentares de diferentes esferas, lideranças políticas e instituições pelas mensagens realizadas à entidade médica pela passagem dos 90 anos.

A regionalização é uma das ênfases  da entidade nesta gestão.  De acordo com a diretora Alessandra Felicetti, diretora geral e coordenadora da regionalização, as conquistas resultam da dedicação e do empenho de todos na busca de melhores condições de atuação dos colegas. Ela destacou ainda que o Simers estará ainda mais próximo dos médicos dando continuidade à essência da luta da entidade sobretudo em relação ao respeito ao Ato Médico, à Valorização, à Autonomia e às Condições de Trabalho e Segurança adequadas.

Tags: 90 anos Simers Homenagem categoria sindicato

Aviso de Privacidade

O Simers utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para melhorar a experiência de usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Ver Política